06/01/2014

Resenha - Fingindo Ter 19 Anos

Autor: Alyson Noel
Ano de Publicação: 2011
Editora: Novo Século

Duas garotas. Duas identidades falsas. Uma pequena mentira.

Alexandra, ou melhor Alex, é uma garota cheia de sonhos, linda, inteligente mas com seus problemas. Como toda menina de 17 anos.
Alex era uma garota muito estudiosa, até que de repente suas notas começam a cair, não faz mais trabalho e nem lição de casa, perdeu sua bolsa de faculdade e está no último ano, prestes a ser reprovada! Mas não está nem aí, já não se importa mais. Ela quer curtir a vida.
Como todas as garotas, Alex tem uma melhor amiga. São totalmente diferentes é claro. E não é só na aparência, Alex é de uma classe baixa, tem pais separados, uma irmã, trabalha e não é a mais desejada pelos garotos. Ao contrário de M. Uma menina mimada (tem tudo o que quer e não faz esforço para conseguir), seus pais são ricos e ainda estão juntos, não trabalha, é líder de torcida e é muito cobiçada pelos garotos. Mas elas tem lá suas semelhanças, como por exemplo paixão por roupas e mentiras. 


Cansadas de ficar onde moram, saem quase todos os dias e vão para L.A. Numa dessas "escapadas" de sua cidade, Alex conhece Connor, um homem de 23 anos e rico, pois trabalha no mundo da música, não que ele tenha uma banda, não é nada disso, só trabalha em uma gravadora ou algo parecido. Óbvio que Alex se derrete por ele. Mas ela não pode admitir que tem 17 anos. Então, como já tem uma carteira de identidade falsa, diz que tem 19 anos e que está na faculdade. Grande ilusão.
Começam a sair, e vão para os lugares mais badalados e como "chave-de-ouro" sempre entra VIP em qualquer lugar.
Não podemos esquecer de M também, pois ela está envolvida nessa história, mais do que qualquer personagem. Ela conhece Travor, amigo de Connor. Também começam a sair, só que ela está levando isso adiante demais.
Algo está acontecendo com a M. Está ignorando Alex, em noites de festas fica pouco ao seu lado e está escondendo uma coisa muito importante. O que seria?
Quando Alex realmente descobre sobre o problema de M (na verdade M pisou feio na bola com ela, algo que amigo nenhum faria), elas se afastam.
Lembram do Connor? Então, ele soube da "pequena mentira" da Alex e da M. 
Ele simplesmente some e Alex fica com peso na consciência, mas não por muito tempo. Pois conhece outro garoto, e claro, continua com suas mentiras.
Com tudo desabando nas suas costas, o pensamento em Connor e no novo garoto, o seu problema com a M, seu pai ausente e se negando a pagar uma faculdade, com a escola e suas notas, pois está quase sendo reprovada. Como ela vai lidar com essa situação? Uma garota de 17 anos com esses e mais problemas, ela ainda consegue dar a volta por cima!

Eu realmente gostei do livro, é uma história bastante real. Acontece com qualquer garota, amores, mentiras, problemas com a escola, familiares, amizades, dinheiro. 
Apesar de haver romance, ele está mais para amizade. Com todas as coisas erradas que a M está se metendo, isso faz Alex repensar sobre a amizade delas. Isso meio que me lembrou um caso parecido com uma amiga minha (não exatamente tudo o que aconteceu no livro, mas em parte) e fez com que eu repensasse na nossa amizade. Gosto muito dela, assim como a Alex gosta da M, mas nossa amizade será um pouco diferente de antes, assim como a delas. Viu como parece coisa da vida real? Tenho certeza que todos já passaram com algo parecido. É um livro para refletir sobre isso, amizade. E claro, uma grande lição de que mentiras não nos levam para lugar nenhum!

Uma música para acompanhar a leitura...


                                        Resenha feita por Gabrielle Garcia