05/04/2021

sessão pipoca: pinóquio

É quase que automático falarmos de Pinóquio e lembrarmos da nossa tão amada e querida Disney, não é mesmo?
Mas não é dessa versão encantada que eu vim trazer para vocês. A versão de 2019, um filme italiano, tem uma outra proposta, algo mais sombrio por trás de uma história tão incrível.
No Live Action de Pinóquio, somos apresentados à verdade sombria por trás de um clássico que marcou gerações. O solitário marceneiro Gepeto tem o grande desejo de ser pai, e deseja que Pinóquio, o boneco de madeira que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência do jovem brinquedo faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres mágicos, que o levará a conhecer de fato os perigos do mundo.
A Live Action, dirigida pelo diretor italiano Matteo Garrone, foi inspirada na obra original do livro "As Aventuras de Pinóquio", escrita pelo autor Carlo Collodi, publicado em 1883. Sendo atualmente a versão cinematográfica mais fiel ao escrito. Trazendo uma proposta completamente diferente da Disney, que exibiu a história de Pinóquio em 1940, onde ficou mundialmente conhecida, Garrone trás para as telonas uma versão mais sombria e macabra.
O filme foi lançado em 2019, porém chegou somente aos cinemas brasileiros em Janeiro/2021.

Somos apresentados ao carpinteiro Gepeto (Roberto Benigni), um senhor pobre e humilde que vive numa cidadezinha pequena, onde ganha a vida fazendo sua carpintaria. Em uma tentativa frustrada de conseguir dinheiro, Gepeto constrói um boneco de madeira para que então consiga trabalhar fazendo teatro com o mesmo, muito inspirado no teatro que está acontecendo em sua cidade.
Construído de um tronco mágico, talhado manualmente, Pinóquio (Federico Lelapi) ganha vida, transformando o sonho de nosso carpinteiro em ser pai. 
Com o objetivo em ser um menino de verdade, Pinóquio precisa agora frequentar uma escola e se dedicar, mas ele não é muito bom em receber ordens e encantado com o teatro de bonecos, o nosso rebelde vai de encontro ao show, onde é raptado pelo proprietário ao ver que Pinóquio é especial, um boneco falante sem cordas.
Após o rapto e a quilômetros de distância de casa, ele terá a àrdua batalha no caminho em ouvir sua consciência, nosso amado Grilo Falante, e sua Fadinha Encantada, para que seja um bom boneco e consiga realizar seu objetivo em ser menino de verdade. Seu destino é ir para casa e finalmente encontrar seu pai, mas muito inocente e alheio a maldade do mundo, Pinóquio passará por diversas situações desagradáveis e traiçoeiras, que o levará para muitas armadilhas.

Pinóquio é uma fábula e podemos ver todos os personagens com ensinamentos, metáforas e moral da história. Animais falantes, promessa falsa de se tornar rico do dia para a noite, diversão para a vida toda, entre outras. É uma história cativante e mágica, aflora muito nossa imaginação. 
Os personagens são muito bem trabalhados e elaborados, os meus favoritos com certeza foram o Gato e a Raposa e todas as cenas que envolveram eles. A maquiagem do Pinóquio está fantástica, assim como seu figurino.
O filme apresenta um cenário macabro (que é a justamente proposta), com cores escuras, neblinas, lua cheia, mas em contrapartida possui paisagens de cidades, montanhas, mar belíssimas. Os figurinos estão impecáveis, mas a maquiagem em alguns personagens (como o Grilo Falante e a Lesma) realmente deixou a desejar, se tornando o verdadeiro horror da história.
O longa tem duração de duas horas e cinco minutos e é indicado para maiores de 10 anos. E muito diferente da proposta apresentada pela Disney (magia, encantamento, cores quentes e vivas), em um primeiro momento recebemos um choque de dura realidade. Acredito que o diretor quis seguir a risca a história original do livro e confesso que tem cenas um pouco pesadas, mas achei que de fato o filme seria mais sombrio como um todo.
Fui com a expectativa muito alta e de uma certa forma acabei me decepcionando

Mas me conta aqui, já assistiu esse filme? Curtiu ou se decepcionou? Achou que o trailer fez jus ao filme?
OBS: Segundo boatos, a Disney fará sua própria Live Action de Pinóquio e sendo bem sincera estou ansiosa, raro me decepcionar com eles.