Ano de Publicação: 2010
Editora: Biruta
A partir de agora você está convidado a se apaixonar por esta história que vou lhe contar .
Travessa dos Anjos, uma casa onde toda a decoração está presa ao passado de Portugal, dando um ar de simples e uma vida calma, mora Anabela. Uma jovem menina de apenas 14 anos.
Aos 7 anos, Anabela perdeu sua mãe, morando apenas com seu pai Marcelo, um arquiteto que acaba de conseguir um emprego no maior teatro antigo de Fortaleza, o Theatro José de Alencar.
Para comemorar a nova reforma do teatro, os funcionários são convidados para um espetáculo de balé clássico. Com três convites, Marcelo convida sua filha e Luciana, melhor amiga de Anabela.
Os fantasmas são as criaturas mais possíveis deste mundo {Pág 63} |
Assistindo ao espetáculo, Anabela repara em uma única bailarina diferente das outras. As bailarinas estavam de branco, enquanto esta estava de azul, com a coreografia toda diferente do espetáculo e Anabela era a única a perceber a bailarina. Estaria ela vendo um fantasma? Não! Ela não acreditava nessas coisas.
Apesar do susto, acabou por contar a sua melhor amiga, que no começo não acreditara nem um pouco, mas que depois de uma grande prova de que Anabela estava falando a verdade, Luciana, que queria ser jornalista, começou uma investigação no teatro. Após conversar com todos os funcionários que viram a tal bailarina azul, com o gravador na mão, Luciana foi mostrar para Anabela, e no meio da gravação eis o que escutam:
- Anabela, você precisa voltar. Volte ao palco do teatro.
[...] Era uma ordem expressa que Anabela precisava obedecer.
* Pág 59*
Mas é claro que Anabela voltou ao teatro. E então conhecemos Clara, a bailarina fantasma. Ela está lá a mais de 70 anos e tudo o que precisa é de ajuda, é uma bailarina desesperada por ajuda , sozinha e também muito triste.
Mas para compreender o presente, precisamos entender o passado.
Com uma pequena caixa em suas mãos, Anabela descobre todo o passado da vida de Clara e sobre o teatro.
Afinal, o que Clara tanto que realizar? Além do desejo de Clara, o teatro está nas mãos de Anabela, será que ela conseguirá realizar este desafio apenas confiando nas palavras de um fantasma?
Um breve instante de amor apaga uma eternidade de tristezas. {Pág 171} |
Ele é lindo, todo trabalhado, colorido e super delicado, é impossível não se apaixonar por ele. A história é tão boa que li em menos de 24h!
É um tipo de livro que você não quer largar mais e também não quer que termine. Dá para entender? HAHA.
Ele fala do passado do teatro, que acredito que seja verdadeira, sobre como chegou as peças, que eram todas de Portugal mas ao mesmo tempo envolve um romance, então não se torna nada cansativa. Para entendermos o passado de Clara, a autora vai nos colocando cada vez mais no passado e só depois finalmente podemos entender o que aconteceu com ela. Confesso que chorei, não me aguentei e pus tudo para fora, é realmente triste e apaixonante ao mesmo tempo. Ah se as paredes daquele teatro pudessem falar!
Se você está de ressaca literária, recomendo A Bailarina Fantasma para te curar. Você vai amar do começo ao fim esta história.
Uma música para acompanhar a leitura...
Resenha feita por Gabrielle Garcia