Ano de Publicação: Edição de 2014
Editora: Bertrand Brasil
O que leva crianças como Christiane a entrarem no mundo das drogas?
Quando a sociedade trata desse assunto, são apenas viciados e ignoram todos, afinal eles já estão na merda e não precisam de nossa ajuda. Os pais fecham os olhos, eles simplesmente não querem acreditar que seu pequeno está em um beco sem saída.
Mas, o que esses pequenos Junkies (viciados) mais precisam é de nossa ajuda.
A vida de nossa Christiane começa perfeitamente normal (segundo ela própria). Ela acabara de completar 6 anos e estava se mudando para Berlim, cidade maravilhosa, sua mãe dizia que iam se mudar para um apartamento enorme e que iriam ter tudo o que mais sonhavam.
Mas o enorme apartamento se tornou em um apertado apartamento no conjunto Gropius. No começo era até divertido, mas aí então começaram as proibições, não se podia fazer absolutamente nada lá. Christiane começou a ficar entediada. Seus pais sempre brigavam, mas agora estava ficando insuportável. Christiane, sua irmã um ano mais nova e sua mãe eram alvo de seu pai e sempre chovia pancadaria em casa.
Frequentava a escola e tudo aquilo era um tédio sem fim. Os professores vomitavam palavras que ela não conseguia entender, a sala era uma zona e os professores não faziam absolutamente nada. Até que conheceu Kessi, uma menina de sua sala e puxa, como ela era diferente, tinha um ar de mais velha. Kessi, cabulava aulas e já fumava cigarros escondidos, e claro que Christiane quis experimentar. E então surgiu uma nova amizade, ela fazia parte dos bacanas de sua sala, respondia e fazia piadinhas de seus professores.
![](https://38.media.tumblr.com/a1a2950dbfc125d06c46bccb9f79ab95/tumblr_n9q7oleQD91rg2e7co1_500.gif)
A escola ia de mal a pior, mas ela já não estava mais ligando para nada. Só queria se sentir bem consigo mesma e esquecer de todos os seus problemas e se desligar do mundo.
E então, chegou a Berlim a mais nova discoteca: Sound. Sonho de Christiane era conhecer o tal lugar, cheio de pessoas mais velhas, música de boa qualidade, aquele lugar era perfeito para ela. Mas como era iludida, o lugar
não era nada daquilo que se via nos cartazes. Era um porão escuro, cheio de crianças e alguns viciados em H* (Heroína, que até então antes de sua chegada no Sound não era tão famosa). Como era uma criança muito simpática e aberta não fora difícil fazer amizades no Sound. Nesse novo grupo, começou a ter uma queda por Atze, mas logo conheceu a desilusão do amor, pois Atze estava noivo de outra garota. Mas não demorou muito para se apaixonar por Detlef e desde então ficaram juntos por anos. Ele tinha 16 anos, e ela estava com 13 anos, quando começou a se picar. Christiane não acreditava no que estava vendo, Detlef o amor de sua vida estava nesse mundo da Heroína.
No começo Christiane ficara furiosa e foi nesse tempo de fúria que chegou o mais novo cartaz em Berlim: um show de David Bowie. Nossa! Ela se explodiu de alegria. Conversou com sua mãe que conseguiu um par para o show. Ela levaria Detlef, mas como não estava falando com ele, levou um amigo, conhecido como Zumbi, pois ele se picava demais e parecia mais um zumbi do que um ser humano. Esse show foi uma porta para a Heroína, ela não injetou mas cheirou, que causa menos dependência. E aí tudo começou...
Voltara a falar com seu namorado e logo soube o que ele fazia para ganhar a vida: se prostituía com bixas na estação Zoo. Segundo ele, fazia apenas para ganhar dinheiro para a Heroína e não gostava do que fazia. Mal sabia ela que, naquele mesmo ano estaria fazendo a mesma coisa, se vendendo.
Christiane entrou na onda da Heroína, no começo ela só queria experimentar,
mas logo caiu em dependência e quando sua mãe descobriu, já era tarde demais. Tentou de todas as maneiras possíveis e inimagináveis para ajudar sua filha, mas nada parecia vir a seu favor. Nada! Tentou colocar Christiane em inúmeras clínicas para viciados e nenhuma lhe dava respostas concretas, estava perdida e sozinha. Se separou do marido e se juntou com um novo companheiro, Klaus, um pouco antes de Christiane entrar no mundo das drogas. Ela tentava de tudo e quando suas forças se esgotaram, mandou Christiane para o pai, acreditando que ele daria algum jeito em sua filha. Mas parece que a situação piorou. Mesmo sobre rígidas regras, ela sempre dava um jeito para se drogar.
O maior medo de sua mãe era abrir a página do jornal e encontrar sua filha em primeira manchete: MORRE MAIS UM VICIADO EM HEROÍNA.
![](https://33.media.tumblr.com/1a1f5b2f01d7f0eb2de22fe3b8bc0ac8/tumblr_nfnwrqh3PQ1rns0quo1_500.gif)
Ual! Sinceramente, meus caros leitores, foi muito difícil para eu fazer esta resenha. Acreditem ou não, mas este livro mecheu demais com o meu emocional. Eu li o livro duas vezes em edições diferentes, a primeira vez li em dois dias em edição bestbolso, devorei o livro. E agora, na edição mais nova, demorei cerca de 3 dias. Não mudou nada, apenas que essa nova edição contém fotografias dos próprios "personagens", fotografias reais.
![](https://38.media.tumblr.com/2aab24f8e219cd3e4f7b063d73359089/tumblr_n3mp8oSonx1tvpgcdo1_500.jpg)
Saber que ela, depois do que tanto aconteceu em sua vida, sobreviveu, enquanto todos que ela conhecia morreu, é impressionante.
Também não citei alguns personagens e pulei pedaços da história como Babsi e Stella, seus clientes, apartamento que ela dividiu Detlef, as clínicas que ela entrou e fugiu, o tanto de vezes que ela se drogou, as brigas, as batidas policiais, enfim, tudo o que vai fazer você se interessar por essa história.
Christiane nos conta tudo detalhadamente. Também tem capítulos de sua mãe contando quando descobriu a vida que sua filha levava e alguns capítulos de especialistas falando sobre o problema das drogas.
Na minha humilde opinião, é uma biografia que todos deveriam ler, pois por ser uma história real, é um alerta para a sociedade de que não devemos negar ajuda para um viciado, pois o que eles mais precisam é de nosso carinho e compreensão.
![](https://38.media.tumblr.com/f768410b47ecd6f01be52229a64d23b7/tumblr_ngdxh9SzoI1ssite1o1_500.png)
OBS: Apesar da vida que levavam, o amor de Christiane por Detlef é lindo demais! Um não vive sem o outro, estão sempre juntos. Apesar de ser um amor girado em torno das drogas, acredito que o amor entre eles foi mais verdadeiro do que muitos por aí hoje em dia.
Uma música para acompanhar a leitura...
Trailer...
Se interessou pela história e pelas imagens e gifs tirados do filme? Então olha só o trailer!
Fica a dica...
Recentemente assisti um filme com o mesmo gênero, um pouco mais leve.
Também é alemão, e eu assisti no youtube mesmo com legenda, é bem legal!
Engel&Joe ou A Nova Geração de Christiane F.
Resenha feita por Gabrielle G.