Ano de Publicação: 2014
Editora: Belas-Letras
Muito mais do que simplesmente tratar de uma senhora com uma doença, Fernando Aguzzoli nos dá uma lição de vida.
O livro é dividido em 10 capítulos, e logo nos primeiros capítulos, Fernando descreve sobre a vida de dona Nilva, como cresceu e sofreu de amores, sobre sua família, condição de vida, tudo brevemente. Ela sempre fora uma mulher muito saudável!
Nos capítulos seguintes, Fernando nos mostra o choque ao descobrir que sua querida vozinha tinha uma doença chamada Alzheimer.
"Sempre há uma forma de amenizar qualquer situação, basta abrirmos os olhos para as possibilidades" - Pág 58Ele nos conta como foi virar de neto para pai, pois um portador de Alzheimer é como uma criança que ainda está descobrindo o mundo. Ele a vigiava 24h! Tinha babá eletrônica caso ela acordasse no meio da noite e fosse procurar um cachorro dentro da gaveta ou qualquer coisa que ela achasse que tinha.
Nos conta também como sofreu algumas pegadinhas com os amigos, que no começo não gostava muito, mas logo se acostumou e até ele próprio começou a fazer piadas.
Mas apesar de todas as dificuldades que a família sofre, como por exemplo dona Nilva as vezes se esquecia de que tinha um neto.
Essa doença é engraçada, pois a pessoa pode se esquecer do que fez em minutos atrás mas se lembrar do passado.
Dona Nilva vivia se lembrando de sua mãe e de seus entes queridos falecidos, no começo a família tentava convence-la de que todos haviam morrido, logo depois desistiram e entraram na "brincadeira" como: Depois te levamos para sua mãe, agora coma toda a comida.
Fernando acaba o livro falando de sua morte e como foi horrível para ele, mas que ele está com toda a consciência limpa de que a amou e fez de tudo para ela.
No começo da página 91, mostra todas as fotos de Nilva com Fernando, quando ela era jovem, e lá encontramos diálogos entre os dois, nada de tristeza, só alegria.
E é isso o que ele quer nos passar, precisamos compartilhar a dor, fazer com que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas nesse mundo, e por que não fazer com que as coisas sejam melhores por mais ruim que esteja nossa situação?
O livro é lindo! Me fez chorar e rir confesso.
Não tenho familiares com Alzheimer, mas perdi meu avó recentemente e digo que é muito triste perder quem mais amamos. Mas tenho minha consciência limpa de que o amei muito e aproveitei os melhores momentos de minha vida com ele.
O livro é bem rápido o que não deixa a leitura cansativa. Ele diz que a ideia de escrever um livro, foi baseando-se nela, já que essa simpática senhora morria de amores por livros e seu preferido era Harry Potter. Nem preciso falar que morri de amor por ela.
Na resenha não estou dizendo que Fernando não sofreu com a perda ou no no seu dia a dia, ele sofreu muito. Mas quis fazer diferente e fez! Fez valer a pena cada segundo com ela.
PS: Não dê flores aos mortos, dê aos vivos. Garanto que fará uma grande diferença.
Book Trailer...
Vou fazer você chorar só um pouquinho ta?
Uma música para acompanhar a leitura...
Resenha feita por Gabrielle Garcia.