07/07/2014

Resenha - A Mão de Celina #Nacional

Autor: Jeremias Soares
Ano de Publicação: 2014
Editora: Os Dez Melhores
"- Você tem medo da morte?"
Quando perdemos alguém que amamos, perdemos o chão, e dói tanto em nossas almas, que parece um sofrimento sem fim, que nós iremos morrer com ela.
E foi exatamente isso que estava acontecendo com Eduardo, ou simplesmente Edu.
Ele estava em um luto a mais de 5 anos, e a dor parecia que nunca ia passar. Uma dor que o consumia. Não tinha mais vida. Perdeu o emprego, já não comia como antigamente, não sorria, não encontrava nenhuma razão para sair de seu quarto. Sua vida tinha chegado ao fim.


Eduardo
Celina, sua namorada, *ou ex*, tinha falecido. Celina morreu de câncer, um tumor no cérebro.
Ela era uma menina doce, carinhosa, e tinha os cabelos dourados. Parecia ter saído de um conto de fadas. Então, por que uma coisa tão ruim aconteceu com uma pessoa tão boa?

" - Sempre achamos que as coisas ruins nunca vão acontecer com as pessoas que amamos."

Cansado de sua vida de luto, Edu decide que é hora de acabar com aquele sentimento. Perdeu 5 anos dentro de um quarto trancado, já não tinha razões para viver.
Porém, alguém o impediu de fazer esta loucura. Celina? Não. Janaína, ou simplesmente Jana.
Celina
Ela que estava ali pelo simples acaso, salvara a vida de Edu. 
Após se encararem, Edu percebeu que aquela garota que o salvara era o oposto de Celina. Era muito bonita, contudo era totalmente diferente. Além de fumante, Jana tinha cabelos roxos, piercings, usava roupas nada afeminadas. Mas para ele já não fazia muita diferença, já que ela salvara sua vida. E isso mudou radicalmente toda a sua vida.
Edu encerrou seus dias de luto. Recolheu todas as fotos de Celina que tinha espalhado em sua casa e guardou em uma caixa, foi atrás de um novo emprego, voltou a sair com seus amigos, a comer mais e a sorrir mais também. E claro, se apaixonou novamente, por Jana.
Apesar de ser simpática, Jana não falava muito. Não era de sorrir muito também. Não contava nada pessoal. Será que escondia segredos? Segredos que a traumatizaram tanto que nem sequer falava? 
Janaína
Com o tempo passando, eles começaram a se ver constantemente e Edu achou que deveria leva-la para seu apartamento, para passarem a noite juntos. Porém alguma coisa muito estranha começou a acontecer. Luzes piscando, frases no espelho do banheiro, som ligando sozinho e justamente na música que eram deles. Foi quando Edu se tocou! Celina estava assombrando aquele apartamento. Mas por que? 5 anos já tinham se passado. Ela não desejava a felicidade dele? Além de ciumes, Celina tinha algum objetivo por estar assombrando aquele lugar?
Apesar de muitos segredos, os dois se gostavam muito. Será que essas assombrações de Celina, seria forte o suficiente para acabar com aquele namoro? 

Sei exatamente o que é perder alguém que amamos, ficamos sem chão. Parece que o mundo conspira contra nós. Ficamos tristes e desalmados. Perdi recentemente alguém que eu amei muito, mas infelizmente ele se foi. Mas, se realmente existir algo superior entre nós, espero que meu avó esteja descansando em paz.
Eu quis que o primeiro livro do desafio fosse esse, por que fala exatamente da morte, e de certa forma me ajudou a ficar mais tranquila.
O livro é escrito em forma de um diário, onde o Eduardo escreve. E além dele escrever o que está acontecendo, fala sobre a vida da Jana e da Celina. E confesso que fiquei muito emocionada com a história da Janaína. Ela foi a personagem mais forte do livro, e tudo o que aconteceu na vida dela a fez com que fosse uma menina diferente e calada, sofri junto com ela.
Esse livro, sem intenção alguma, acabou indo parar na minha lista de favoritos. Eu adorei o final e confesso que terminei o livro 2:00 da manhã chorando muito. Ele me prendeu tanto que passei duas noites sem dormi, somente lendo ele.
Uma coisa que me incomodou um pouco no livro foram suas folhas brancas, mas só. Não achei nenhum erro nas palavras. 
Esse foi o primeiro livro que li da editora Os Dez Melhores e ela está de parabéns. Realmente, uma nota 10* HAHA.

Uma música para acompanhar a leitura...

                               Resenha feita por Gabrielle Garcia