10/11/2013

Resenha - Extraordinário

Autor: R.J. Palacio
Ano de Publicação: 2013
Editora: Intrínseca 

Quando eu comprei esse livro não sabia o que esperar muito bem dele. Quando eu terminei de ler foi uma das melhores sensações que eu já senti!
O livro é lindo, encheu meus olhos de lágrimas e é realmente uma lição de vida.

O livro é dividido em 6 partes, e a cada parte uma pessoa vai contando o seu ponto de vista.


August é um menino de 10 anos que nasceu com um problema genético. Seu rosto é todo deformado e já fez um monte de cirurgias.
Ele nunca tinha ido a escola e logo de início rejeitou essa oportunidade. Quando finalmente aceitou, August viu que não seria nada fácil, assim como foi sua vida inteira.
Ele sofre bullying, mas felizmente acaba encontrando verdadeiros amigos. E juntos vão passar pelo ano mais difícil e extraordinário de suas vidas, que é lidar com August o garoto deformado!

Se teve uma coisa que minha mente não conseguiu captar no livro, foi a imagem do August.
Por mais que eu tentasse não conseguia, via ele como um garoto normal (como ele próprio acreditava ser). Eu gostei muito e não tenho nenhuma crítica ruim sobre ele.
Me apaixonei por August, ele é um garoto incrível! Gosta de Star Wars, David Bowie, é apaixonado por seus pais e sua irmã, é carinhoso com todos, é engraçado. Vejo ele um garoto comum, só que com um problema genético.
O livro também aborda a questão do bullying. Na escola onde estuda fazem piadas com ele, mandam bilhetes sem graça, o xingam de aberração e espalharam um boato de que sua doença era uma praga e quem o tocasse pegaria, assim como o Toque do Queijo em O Diário de um Banana, que além do mais é citado no livro.
A forma como a autora escreve o livro é muito inteligente, me prendeu do início ao fim.
Não sabia que esse livro mexeria tanto comigo e que eu fosse me apaixonar por ele e pelo August.

Uma música para acompanhar a leitura...



                                        Resenha feita por Gabrielle Garcia